Para 2024, o Continente decidiu basear toda a sua comunicação no slogan “O Continente é de toda a gente“, como anunciou a Diretora de Marca e Marketing, Filipa Appleton.
A campanha do maior anunciante português em 2023, que está a ser desenvolvida há mais de 6 meses, foi criada com o intuito de “simplificar a mensagem” e reunir “todos os públicos” como compradores ideais do Continente.
O novo slogan do Continente e a nova estratégia baseia-se em quatro pilares: preço, valor & variedade, qualidade e responsabilidade. “Esses pilares compõem um plano abrangente que reflete os elementos essenciais da proposta de valor do Continente, com um forte apoio na inovação como uma característica transversal. A inovação é uma constante em todas as mensagens que serão partilhadas ao longo do ano, o que evidencia o compromisso do Continente em estar sempre à frente das expectativas dos consumidores e em oferecer experiências únicas e personalizadas”, informa a marca.
Outro pilar da nova comunicação do Continente é colocar o foco da comunicação no cliente em primeira pessoa: “Passar de comunicar que o Continente tem tudo para si, para eu consigo, eu quero, porque, onde, quando e como quiser, tenho o Continente na minha vida. Nosso objetivo é aumentar a notoriedade, a consideração e a conversão, utilizando todos os meios possíveis para contar essa narrativa do eu”, revela Filipa Appleton. A campanha foi criada pela agência Fuel, com sede em Lisboa, um fornecedor regular da SONAE.
E o continente.pt ?
No portugalecommerce acreditamos que a nova estratégia tem muito a ver com o forte crescimento do principal marketplace português criado por outra marca da Sonae (Worten.pt).
Embora o Continente ofereça muitas alternativas (incluindo a compra através do seu site e app) e sublinhe que é o sítio certo para todos os tipos de público, passa ao lado do consumidor online, baseando a sua comunicação no offline.
Do nosso ponto de vista, o Continente e a Worten estão a partilhar este “all the people”. O Continente procura ser a solução para as pessoas mais offline e supermercadistas, e a Worten está a dirigir-se ao público das compras online. Tudo isto apesar de o site do continente ter mais de 4 milhões de visitas por mês, embora estas se distribuam não só na sua “loja online” mas também na sua app, brochuras digitais, etc.
Não nos podemos esquecer que o Continente tem quase 700 centros abertos em todo o país e onde há um Continente, em quase todos eles há uma loja Worten ao lado de outra loja Wells. Isto oferece à Worten, enquanto marketplace líder em Portugal, uma capilaridade brutal na sua estratégia multicanal, mas assente na Web.
Mais uma vez, a SONAE parece ter sido bem sucedida na sua estratégia de se tornar o maior grupo de retalho em Portugal, ocupando todos os espaços com uma marca e uma proposta de valor.