O grupo francês Fnac Darty concordou em adquirir por uma soma não revelada as dez lojas propriedade da Media Markt em Portugal, que, segundo os seus números, tem 450 empregados e registou 140 milhões de euros em vendas em 2022.
Fnac compra mediamarkt
A Fnac-Darty confirmou a aquisição num comunicado com os seus resultados do primeiro trimestre de 2023, onde anunciou a assinatura do acordo “utilizando a possibilidade de acelerar o crescimento de negócios históricos, diversificar e expandir em grandes e pequenos electrodomésticos, reforçar os serviços e fazer avançar a eficiência global”. A Fnac Portugal registou 370 milhões de euros em vendas, tem 1.700 empregados e 35 lojas após 25 anos de presença no país.
A Fnac, que está presente em Portugal há 25 anos, conta com uma rede de 35 lojas próprias, seis centros PC Clinic, uma loja Nature et Découvertes e com o site fnac.pt que ocupa o terceiro lugar no ranking dos marketplaces em Portugal.
No fundo, tudo parece uma reestruturação de marcas e estratégias, porque já em 2017 o grupo alemão Ceconomy, proprietário da Media Markt, tinha chegado a um acordo com a empresa francesa Artémis para adquirir 24,3% da FNAC.
A Fnac comprou a Media Markt, e fortalece sua presença em Portugal e expande sua oferta de produtos, incluindo eletrônicos, eletrodomésticos, música, filmes e livros. Além disso, a Fnac também adquire uma base de clientes fiéis da Media Markt, o que pode impulsionar ainda mais suas vendas e lucros.
A aquisição da Media Markt pela Fnac também traz benefícios para os consumidores portugueses. Agora, eles terão acesso a uma gama ainda maior de produtos e marcas, além de poderem aproveitar as promoções e descontos oferecidos pela Fnac.
Essa aquisição também pode ter um impacto significativo no mercado de varejo em Portugal. Com a consolidação da Fnac como uma das principais varejistas do país, outras empresas do setor podem ser levadas a buscar parcerias ou fusões para competir com a gigante francesa.