Os Prêmios EmpreendeXXI (PEXXI), em sua sexta edição, reconheceram a LUGGit, com sede em Ílhavo (Aveiro), como a startup mais inovadora do “Norte e Centro de Portugal”, enquanto a Fidufoods (Setúbal) foi a vencedora da região “Sul e Ilhas”.

O objetivo desses prêmios é impulsionar o empreendedorismo e reconhecer o trabalho das empresas mais inovadoras que enfrentam os principais desafios da sociedade. Além disso, o programa visa acelerar o processo de crescimento e expansão global das empresas.

Os Prêmios EmpreendeXXI são promovidos pelo BPI e pela DayOne, a divisão especializada do CaixaBank para empresas de tecnologia e inovação, em colaboração com a ANI – Agência Nacional de Inovação.

A LUGGit desenvolveu uma plataforma móvel que oferece um serviço em tempo real de coleta, armazenamento e entrega de bagagem. O objetivo é revolucionar completamente a forma como as pessoas viajam, eliminando a necessidade de carregar suas bagagens. Através da LUGGit, os viajantes podem se conectar a motoristas independentes (Keepers) que coletam e entregam suas bagagens no local e horário desejados pelos clientes.

A Fidufoods é a primeira empresa portuguesa dedicada ao desenvolvimento, produção e comercialização de Alimentos Inclusivos. Todos os seus produtos são completamente livres dos 14 principais alérgenos e não contêm traços, o que os torna diferentes e lhes permite transmitir segurança a todos os consumidores, desde aqueles com intolerâncias a pessoas com múltiplas alergias e suas famílias, incluindo aqueles que optam por eliminar produtos de origem animal de sua dieta, como veganos e vegetarianos.

As duas empresas receberão um prêmio em dinheiro de 6.000 euros, acesso a um programa de formação internacional em Silicon Valley e mentoria especializada.

A KIT-AR, por meio do programa Nacidos del Saber (BfK), também foi distinguida pela Agência Nacional de Inovação (ANI), parceira do PEXXI. A KIT-AR utiliza a Realidade Aumentada nos processos industriais para fornecer instruções mais claras aos funcionários, reduzindo potencialmente os erros a zero.

Mais de um a década de PEXXI

Os Prêmios EmpreendeXXI foram lançados há 16 anos na Espanha pelo CaixaBank, por meio da DayOne. Desde 2017, a iniciativa foi ampliada para a participação portuguesa pelo BPI. A 16ª edição mundial dos Prêmios EmpreendeXXI recebeu um total de 1.135 inscrições ibéricas, das quais 148 eram portuguesas: 57 de Lisboa, Sul e Ilhas e 91 do Norte e Centro.

Os PEXXI são desenvolvidos em Portugal e Espanha de forma paralela, no caso das categorias territoriais (2 em Portugal e 17 na Espanha), e em conjunto nas categorias setoriais (Challenge Awards).

Todas as empresas candidatas (portuguesas e espanholas) competem pela edição ibérica em seis desafios segmentados: CidadeXXI, ViveXXI, SementeXXI, PlanetaXXI, SilverXXI, BancaXXI.

Olá 👋
É um prazer conhecermo-nos.

Receba os nossos melhores artigos sobre ecommerce e marketing digital em Portugal

Não enviamos spam! Leia a nossa política de privacidade para mais informações.

João Gomes

Jornalista. Desde muito jovem, apaixonado pelo mundo do marketing e dos negócios na Internet. Fã de ecommerce e wordpress. Editor do Portugalecommerce.com.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Boardfy

Ferramentas
Email Marketing Software
Landing Page Builders
Software de inquéritos