A mais recente edição do Barómetro E-Commerce, realizado pela Marktest, concluiu que a isenção de portes de envio foi o critério que mais cresceu em importância entre os consumidores portugueses nas últimas análises deste estudo.
O preço é o fator mais decisivo na escolha de uma loja online
Segundo o Barómetro, dentre os 62% dos portugueses que realizam compras online, o preço é o fator mais determinante na escolha da loja digital: 58% dos compradores optam pela loja que oferece os preços mais vantajosos.
O comportamento de comparar preços em diferentes lojas online tornou-se uma prática comum e reflexo de uma tendência global em busca de maior conveniência, economia e satisfação. Várias razões explicam por que o preço é um fator decisivo nesse processo de escolha e por que a comparação de preços se tornou um hábito entre os consumidores portugueses.
Crescimento do E-commerce e existência dos Marketplaces
O crescimento do comércio eletrônico em Portugal, como no resto do mundo, ampliou significativamente as opções de compra disponíveis. Com tantas lojas online competindo pela atenção dos consumidores, a variação de preços entre diferentes vendedores pode ser significativa. Isso incentiva os consumidores a compararem preços antes de finalizarem suas compras, garantindo que escolham a oferta mais vantajosa. O surgimento dos marketplaces que reúnem ofertas de vários vendedores também facilita a comparação de preços e a obtenção de uma imagem clara do preço de referência e das ofertas de um produto.
Busca por economia
Em um contexto econômico onde a gestão cuidadosa do orçamento pessoal e familiar é fundamental, os consumidores portugueses estão cada vez mais atentos às oportunidades de economizar. Comparar preços torna-se, assim, uma estratégia inteligente para encontrar ofertas, promoções e descontos, permitindo que os compradores maximizem o poder de seu dinheiro.
Consciência de Valor
Os consumidores portugueses estão cada vez mais conscientes do conceito de valor, que não se limita apenas ao preço baixo, mas também inclui qualidade e serviço ao cliente. Comparar preços online permite aos consumidores avaliar não apenas quem oferece o melhor preço, mas também quem oferece o melhor valor geral, considerando fatores como garantia, serviço pós-venda e facilidade de retorno.
Envio gratuito, outro fator importante
Contudo, o aspecto que registou maior aumento de 2022 para 2023 foi a “ausência de portes de envio“, que teve um aumento de 5,4 pontos percentuais. Este fator é agora considerado decisivo por 39,9% dos consumidores portugueses online, ocupando a segunda posição neste ranking. A disponibilidade dos produtos mantém-se como o terceiro critério mais valorizado, apontado por 24,8% dos inquiridos.
É também relevante mencionar que o método de pagamento ganhou mais importância, crescendo 3,5 pontos percentuais para 21,1%. Com este aumento, a preferência pelo método de pagamento avançou duas posições no ranking, passando do nono para o sétimo lugar.
Outro dado que enfatiza a relevância dos custos de envio para os compradores online em Portugal é que os “portes excessivamente altos” foram a principal razão para o abandono de compras online, citados por 74,8% dos que compram pela internet. A “falta de confiança na loja online” e os “preços elevados em comparação com a concorrência” completam o top 3 das razões para desistência de compras online.