Um novo horizonte se abre para os jovens universitários de Portugal com o lançamento do inovador programa “Start Now, Cry Later” pela Startup Portugal. Com a missão de fomentar o espírito empreendedor nas instituições de ensino superior, este programa pretende ser um catalisador para o desenvolvimento de ideias inovadoras e a criação de novos negócios, fortalecendo assim o ecossistema empreendedor português.
No próximo dia 10 de abril, o Instituto Politécnico de Santarém será palco do lançamento deste programa, que posteriormente percorrerá mais 11 instituições, abrangendo uma vasta geografia do país, desde o norte ao sul, incluindo renomadas universidades como a de Évora e a da Beira Interior, e institutos politécnicos como o do Cávado e Ave.
Pedro Sacramento, figura proeminente na Startup Portugal e mentor do projeto, enfatiza a importância do empreendedorismo como motor de crescimento econômico e inovação. Segundo ele, o “Start Now, Cry Later” é uma aposta na capacitação dos jovens, oferecendo-lhes não apenas conhecimento, mas também ferramentas práticas através de masterclasses com empreendedores de sucesso, investidores e representantes de incubadoras locais. O objetivo é inspirar e preparar os estudantes para que sejam capazes de dar vida às suas ideias e integrar-se ativamente no dinâmico mercado de trabalho empreendedor.
Segundo a Startup Portugal existem em Portugal mais de 4 000 startups e 120 incubadoras
Este programa não se limita a transmitir conceitos teóricos; visa criar uma ponte real entre o acadêmico e o mercado, promovendo o networking e a partilha de experiências entre os futuros empreendedores e os já estabelecidos no setor. Através de uma abordagem prática e interativa, os participantes serão estimulados a desenvolver o pensamento crítico, a criatividade e, acima de tudo, a coragem para transformar desafios em oportunidades.
Ao democratizar o acesso ao conhecimento empreendedor, a Startup Portugal não apenas aspira a enriquecer o currículo acadêmico dos estudantes, mas também a contribuir para um ecossistema mais vibrante, diversificado e inovador. Este é um passo audaz em direção a um futuro onde jovens talentosos não veem o empreendedorismo apenas como uma opção, mas como um caminho viável e desejável para o seu desenvolvimento profissional e pessoal.
O “Start Now, Cry Later” promete ser um marco na trajetória empreendedora de Portugal, acendendo a chama do empreendedorismo nas mentes jovens e preparando o terreno para que a próxima geração de líderes empresariais possa prosperar e contribuir significativamente para o crescimento econômico e inovação do país.
Datas e localizações do programa Start Now, Cry Later
- Instituto Politécnico de Santarém – 10 de abril
- Instituto Politécnico de Leiria – 16 de abril
- Universidade da Beira Interior – 17 de abril
- Instituto Politécnico de Setúbal – 6 de maio
- Universidade do Algarve – 7 de maio
- Universidade de Évora – 13 de maio
- Instituto Politécnico de Beja – 14 de maio
- Universidade da Maia – 15 de maio
- Instituto Politécnico do Cávado e Ave – 16 de maio
- Instituto Politécnico de Bragança – 17 de maio
- Instituto Politécnico do Porto (ISCAP) – 27 de maio
- Instituto Politécnico de Lisboa – Data a anunciar