A Zomato Portugal lançou este mês de Junho um novo departamento de recolha e análise de dados, designado “Data Lab”, para auxiliar as empresas e marcas de restauração, o que trabalhem com o sector, a perceber quais são as maiores tendências do mercado, a retirar insights sobre aquilo que os consumidores procuram, bem como a estudar dados de consumo dos seus produtos, entre outras soluções
A aplicação de pesquisa de restaurantes declarou que tem cinco pessoas da empresa alocadas a esta estrutura. No entanto, apesar da aposta inicial no talento interno, “brevemente” haverá uma expansão e “mais novidades” a partir do próximo mês de setembro.
Desde o início do ano que esta tecnológica tem produzido relatórios de presença de marca na restauração e de tendências na indústria para reconhecidas marcas de bebidas e bens de consumo que pretendem fazer análise dos insights recolhidos através destes estudos para tentar dar resposta aos desafios. Agora, a ideia é profissionalizar esta área através de uma unidade dedicada exclusivamente a este trabalho.
Por exemplo, os profissionais da app retiram informação daquilo que os consumidores procuram, estudam os dados de consumo dos produtos ou fazem até a exportação da sua base de dados para empresas que estejam a avaliar lançamentos de produtos e/ou serviços.
Fabiana Lopes responsável deste novo Departamento, salienta ainda que “queremos, cada vez mais, ser vistos como uma empresa de dados, por isso, é um orgulho assumir um Departamento que surge para agregar ainda mais valor ao vasto leque de produtos e serviços que já oferecemos aos restaurantes e marcas parceiras e que vem reforçar o nosso posicionamento no que diz respeito à tecnologia e inovação do setor”.